Oi, gente! <3
Hoje eu vou falar sobre um livro que considero muuuuito especial (e acredito que muitos pensam assim também): A menina que roubava livros!
Em "A menina que roubava livros" temos a história de Liesel Meminger, uma menina que entre 1939 e 1943 encontrou a morte três vezes, e saiu viva de todas elas. O feito da menina impressionou a Morte, que então decidiu nos contar a história dela. Depois de ver seu irmão morrer nos braços da mãe, Liesel foi entregue aos cuidados de Hans (papai = um homem incrível e amoroso) e Rosa Hubermann (mamãe = uma dona de casa rabugenta e desbocada, mas no fundo, uma grande mulher), e passou a viver na rua Himmel, em uma área pobre da cidade de Molching, em meio a grandes dificuldades. Ao chegar na nova casa, Liesel trazia escondido o livro 'O manual do coveiro', um livro que o rapaz que enterrou seu irmão deixou cair, e seu primeiro roubo. O roubo desses livros guiou a vida de Liesel, quando a Alemanha era tomada pela guerra. A 'roubadora de livros' tinha sede de conhecimento. Sempre com a assistência de Hans e Max Vanderburg, judeu que vivia no porão (fugindo dos nazistas) e amigo muito especial, as palavras que Liesel encontrou nas páginas roubadas seriam mais tarde aplicadas ao contexto de sua própria vida. Sem esquecer, é claro, de personagens importantíssimos, como Rudy Steiner (seu melhor amigo, que deveria ter sido namorado hehehe <3 ) e a mulher do prefeito (uma melhor amiga que ela demorou a perceber como tal).
"Quando a morte conta uma história, você tem que parar pra ouvi-la."
- A menina que roubava livros
O livro em questão não é exatamente uma leitura muito fácil, tendo como cenário a Segunda Guerra Mundial e Hitler, mas é ao mesmo tempo bem dinâmica, já que você tem realmente a sensação de que alguém está te contando uma história, graças a interação da Morte com o leitor. Inclusive, a Morte não é tão macabra. É irritante algumas vezes, contando o que acontecerá adiante, mas a gente acaba se apegando a essa narradora peculiar.
O livro nos traz lindas lições, como a existência da verdadeira amizade, a superação, a solidariedade... Mas, principalmente: como o conhecimento pode transformar vidas.
Espero que tenham gostado! Comentem! Beijinhos <3

Oi,
ResponderExcluirEsse livro é um dos meu favoritos. É impossível não amar!
Bjs!
Viciados Pela Leitura
É verdade, Iris! É maravilhoso!
ResponderExcluirBeijos :*